Muroni com Açúcar

Das Burocracias Celestiais – Parte I

Posted on: 21 agosto, 2009

Pois que a mocinha morreu.

Em angústias mil, havia pedido à amiga conselhos sobre quando deveria ligar para o mocinho. A amiga, na melhor das intenções “faça um charme”, aconselhou: “Hoje é terça, pois ligue só na sexta.” Mas a pobre não resistiu à espera e bateu com as cinco antes mesmo de tomar o telefone ao gancho.

Chegando ao céu, enfrenta uma fila relativamente grande. Final-de-semana, notórios dias de aumento de óbitos. À sua vez, é chamada por um São Pedro distante e aparentemente muito ocupado:

– Causa mortis?

– Ansiedade.

– (humpf) Você morreu de quê, minha filha?

– De ansiedade por causa do…

Nisso São Pedro ergue os olhos por sobre os óculos, enfadado.

– Vejamos o seu prontuário. Mulher, aproximadamente trinta anos, branca. Causa do óbito: desidratação profunda em decorrência de falta de alimentação e relaxamento intestinal, agravados pelo uso absurdamente excessivo de tabaco.

– Mas veja bem, Sr. Santo, se eu não estivesse tão ansiosa, não teria ficado sem comer, muito menos teria fumado tanto. Na verdade, eu morri mesmo foi de Amor.

São Pedro deixou sua prancheta no balcão, tirou os óculos, olhou-a circunspecto e perguntou (não poderia ser…):

– Ocupação?

– Eu sou poetisa…

– GABRIEL?! Liga no subsolo AGORA.

(tamborilar de dedos)

– LIGAÇÃO….

– Alô, Sr S.? Aqui é São Pedro. Tá, tá tudo bem sim, só uma coisa… tem algum problema aí na triagem? Não? Porque tem uma pessoa aqui se dizendo poetisa, S. Já não tinha ficado estipulado que os poetas iriam direto pr’ai, S.?

– Sei quem é, Pedro, eu mesmo que a mandei pra vocês. Ela chegou aqui falando que tinha morrido de Amor, não sabia o que fazer com a menina. Há mais de século e meio ninguém aparecia por aqui dizendo que morreu de Amor, a segunda fase do romantismo já acabou faz tempos, os procedimentos foram todos incinerados pelos modernistas. Você sabe como é, a cada meio século nós renovamos os arquivos…

– Não tem jeito, S.?

– Desculpa, Pedro, mas desta vez não rola. Que é que eu vou fazer aqui com uma mocinha que morreu de Amor? Vai encher a cabeça dos outros de romances e outras baboseiras, é melhor mantê-la ai antes que suas melações sobre mocinhos e mocinhas subvertam a ordem local.

– Fuuuuuuuuuu!

Profundamente contrariado, São Pedro dá as coordenadas à ela.

– Este é o número do seu protocolo. Procure não perdê-lo até que chegue a sua carteirinha. Siga por este corredor, terceira nuvem à direita e apresente-o ao almoxarifado.

– Mas….

– PRÓXIMO!

Deixe um comentário

agosto 2009
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Blog Stats

  • 2.794 hits

mais acessados

  • Nenhum

Páginas